Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 11, 2012

Como lidar com a morte de um animal de estimação

Como lidar com a morte de um animal de estimação


A morte de um animal de estimação pode ser traumática para o seu dono, um acontecimento marcante e que provoca uma enorme dor a quem, durante anos e às vezes décadas, deles cuidou.
A veterinária norte-americana Marty Becker, com mais de 30 anos de experiência em lidar directamente com animais de estimação, propõe cinco estratégias para melhor ultrapassarmos esta situação.
1.      Lide com a sua dor
“É extremamente importante lembrar-se que amor é amor e que amar um animal de estimação não é diferente de amar uma pessoa – e que quando perdemos um animal, apetece-nos chorar. Os seus sentimentos não são errados, e precisará de tempo para lidar com a sua dor. Não tente minimizar os laços que partilhava com o seu animal, independentemente do que as pessoas digam ou pensam. Não apresse o esquecimento do seu animal de estimação.”
2.      Cuide de si
“Perder alguém que amamos pode ser exaustivo, emocional e fisicamente. Quando estamos a lidar com a dor é importante comermos bem e dormirmos bem. A curto prazo, ficaremos mais fortes se olharmos pela nossa saúde agora. Alimente-se com boa comida e resiste ao impulso de ir para a junk food só porque está ali e é fácil. Não tenha medo de contar ao seu médico se não estiver a conseguir voltar ao normal.”
3.      Evite as pessoas que dizem: “Era só um animal de estimação”.
“Sabe que tipo de pessoas são estas? São as pessoas que nunca realmente perceberam a ligação entre você e o seu animal. Muitas vezes, elas querem ajudar, mas o mais provável é que estas frases de conforto apenas o façam sentir pior. Se não conseguir evitar estes comentários, ainda que bem intencionados, tente ignorá-los ou mudar de assunto.”
4.      Procure apoio
“Esta é uma boa altura para ligar a um amigo. Os seus amigos que gostam de animais de estimação irão entender a situação pela qual está a passar e estarão lá por si. Não seja tímido em falar com as pessoas que gostam de si e que oferecerão ajuda. Peça ajuda, se precisar, mesmo para tarefas comuns: pegar nos objectos do seu cão, por exemplo. Se precisar de ajuda para além de um amigo, o seu veterinário pode ajudá-lo a encontrar grupos de pessoas que ajudam a suportar a dor de perder um animal de estimação.”
5.      Faça planos para um memorial
“Plante uma árvore, faça uma doação a uma instituição de solidariedade social relacionada com animais… na altura saberá o que melhor funciona para si.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário