Total de visualizações de página

domingo, abril 21, 2013

Uma homenagem, póstuma, feita ao meu querido avô, em 1942, pelos 25 anos do jornal O Caixeiro Desportivo


     Se é certo que as homenagens póstumas se arreigaram, entre nós, num praxismo mórbido, pela sua vulgar reprodução; não é menos certo que o direito a essa sacrosanta consagração ainda merece ser respeitado, quando é revestido de sinceridade, quando filha dum escrupulo indefectivel, quando enfim, se trata de venerar em caracter rectilínieo, que pereceu nesse mar de paixões em que a vida humana se convulsona, ou no tumulto constante em que a crise de caracter subverte os individuos.

Com saudade recordo esta figura dentro do desporto da nossa terra; rapaz impulsionador, alma viva que neste momento é a atenção vibrante do nosso club, a que ele pertenceu prestando-lhe o melhor do seu esforço. Recordá-lo é viver por momentos a bondade do seu caracter, a energia da sua vontade!

Quisera a Direcção dos Empregados no Comércio prestar-lhe homenagem, efectuando um encontro de futebol inter-sócios para a disputa duma taça com o seu nome, descerrando a sua fotografia na sua Séde, para que os vindouros o admirem e lhe sigam o grande exemplo: Dedicado defensor da causa desportiva dos Empregados do Comércio!

É uma homenagem justíssima porquanto o seu valôr como desportista e como homem reina bem viva na nossa memória.

Alinhou largos anos na nossa primeira equipe. defendendo com ardôr o seu club, o seu grande club, como lhe chamava! Foi seleccionado para representar o distrito algumas vezes, batendo-se na capital em defesa da sua terra! Foi um bom "vivant" estimado por todos os que viveram a sua bonhomia. No seu trato afável, prestimoso encontravam sempre estímulo, coragem, entusiasmo os menos animosos! Bom desportista, sincero, dedicado, esforçado mesmo! - Ainda temos bem nítida, viva, a emoção pela qual a nossa terra passou, quando se conheceu a sua morte trágica, rude, que nos roubou tão valoroso desportista e saudoso amigo, que pode ser tomado como exemplo pelos consócios do G. F. Empregados do Comércio.

Pedro Beja dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário