Já o dissemos e repetimos: adoramos rankings. Hoje vamos até ao Fast Company para perceber quais as 10 cidades mais inteligentes do mundo, na sempre subjectiva opinião de Boyd Cohen.
Cohen pegou em vários indexes, estudos, rankings e informações – o Inovation Cities Top 100 Index, os estudos das cidades verdes da Siemens, entre outros – para chegar ao top 10 da inteligência urbana.
De fora da lista, mas muito perto, ficaram as cidades de Amesterdão (Holanda), Melbourne (Austrália), Seattle (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Estocolmo (Suécia) e Vancouver (Canadá). Fique com a lista.
1.Viena (Áustria). “Foi uma surpresa para mim, uma vez que nunca tinha ouvido muito sobre Viena como uma smart city. Mas é a única cidade que está no top 10 de todas as categorias: inovação (5), cidade verde regional (4), qualidade de vida (1) e governança digital (8).
2.Toronto (Canadá). “É a cidade inteligente mais reconhecida da América do Norte e aparece muito bem colocada no ranking global. Recentemente, a IBM reconheceu esta importância com a abertura de um Business Analytics Solutions Center em Toronto, que é também uma das cidades mais activas na Clinton 40 (C40), ranking das megacidades que procuram a transição para uma economia de baixo carbono.”
3.Paris (França). “A capital francesa aparece em destaque em vários rankings, incluindo inovação (3), cidades verdes na Europa (10) e governança digital (11). É também reconhecida pelo seu programa de partilha de bicicleta – Velib – e veículos eléctricos – Autolib.”
4.Nova Iorque (EUA). “Exceptuando o ranking de qualidade de vida, onde ficou na 47ª posição, Nova Iorque está bem posicionada em todas as listas de inovação e governança digital.”
5.Londres (Reino Unido). “Há anos que Londres é reconhecida pelas inovações sustentáveis, sobretudo pela taxa de congestionamento e gigantesco sistema de transportes públicos. E continua a inovar – acabou de apresentar a maior rede de wi-fi gratuita da Europa.”
6.Tóquio (Japão). “É a primeira cidade japonesa do ranking, conseguindo bons resultados em inovação (22) e digital (15). No ano passado, a cidade anunciou a criação de subúrbios inteligentes, em parceria com a Panasonic, Accenture e Tokyo Gas.”
7.Berlim (Alemanha). “Outra excelente classificada em inovação (14), cidades verdes (8) e qualidade de vida (17).”
8.Copenhaga (Dinamarca). “A capital dinamarquesa faz muitas coisas bem, sendo considerada pela Siemens, por exemplo, como a cidade mais verde da Europa. E tem sempre os olhos postos na mobilidade e inovação sustentável.”
9.Hong Kong (China). “Bem colocada em áreas-chave como governança digital (3), Hong Kong não é propriamente a cidade com melhor qualidade de vida do mundo (70). Mas tem uma cultura de inovação e lidera na adopção de cartões inteligentes, por exemplo.”
10.Barcelona (Espanha). “A cidade espanhola tem a sua quota-parte de inovação e lidera vários projectos relacionados com os veículos eléctricos e infra-estruturas de carregamento de veículos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário