Lisboa é a 2ª cidade mundial com maiores sinais económicos de declínio, apenas superada por Atenas, na Grécia. Esta é a triste conclusão de um ranking da MetroMonitor, publicado pelo The Atlantic, que identificou as 10 cidades mais dinâmicas e que mais crescem no Mundo – mas também as 10 cidades globais que apresentam número menos positivos, e que estarão em decadência.
O MetroMonitor pegou numa análise do Brookings Institution que compara 200 áreas metropolitanas em aspectos como rendimento e crescimento de emprego e chegou a uma conclusão mais ou menos expectável: as cidades-vítimas da zona Euro lideram a decadência metropolitana global.
Assim, Atenas é hoje a cidade mais em declínio – ou decadência – do mundo, seguida de Lisboa, Dublin (Irlanda), Sevilha (Espanha), Sacramento (Estados Unidos), Madrid (Espanha), Nápoles (Itália), Barcelona (Espanha), Valência (Espanha) e Richmond (Estados Unidos).
Sobre Lisboa, o relatório diz que os cortes no sector público e nos serviços locais contabilizaram 40% do desemprego, na capital portuguesa, em 2011. “As áreas metropolitanas que estão no fim destes rankings são enormemente afectadas pela crise da zona Euro. São cidades que estão a passar por uma crise nacional e internacional”, explicou Emilia Istrate, analista de pesquisa da Brookings.
Segundo o estudo, a cidade que mais cresce no mundo é Xangai, na China, cuja economia é equivalente à finlandesa. “Xangai venceu este relatório da Brookings por causa do segundo lugar, entre as 200 áreas metropolitanas, nas áreas do rendimento e criação de emprego. Apenas Shenyang conseguiu um aumento do rendimento maior; e apenas Riade bateu Xangai no crescimento de emprego”, explicou a Brookings.
“A lição mais importante deste estudo é uma lição que já todos conhecemos. As cidades que mais crescem no mundo são as dos países em desenvolvimento. À medida que os países mais pobres se juntam a esta economia global vibrante e têm acesso a consumidores e investidores com meios consideráveis, podem crescer mais, até porque estão a partir de uma base de riqueza mais pequena”, explica a The Atlantic.
As 10 cidades mais dinâmicas do mundo
1.Xangai (China)
2.Riade (Arábia Saudita)
3.Jiddah (Arábia Saudita)
4.Izmir (Turquia)
5. Hangzhou (China)
6. Ankara (Turquia)
7. Istanbul (Turquia)
8. Shenzhen (China)
9.Santiago (Chile)
10.Shenyang (China)
As 10 cidades em declínio no mundo
1.Atenas (Grécia)
2.Lisboa (Portugal)
3.Dublin (Irlanda)
4.Sevilha (Espanha)
5.Sacramento (Estados Unidos)
6.Madrid (Espanha)
7.Nápoles (Itália)
8.Barcelona (Espanha)
9.Valência (Espanha)
10.Richmond (Estados Unidos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário