Total de visualizações de página

domingo, outubro 21, 2012

Chicago tem a rua mais limpa da América. Saiba porquê.

Chicago tem a rua mais limpa da América. Saiba porquê.

Depois de termos começado a semana com a notícia de um arranha-céus que limpa o ar do seu bairro, voltamos a Chicago para falar da rua mais limpa da América, que fica situada, precisamente, na Windy City.

A rua integra, na verdade, duas: a Cermak Road e a Blue Island Avenue, no bairro de Pilsen. Como não poderia deixar de ser, a rua tem equipamentos para os cidadãos caminharem calmamente e para os ciclistas pedalarem. Há ainda um filtro anti-tempestade, que impede os esgotos de inundarem.
Mas a melhor característica é o próprio betão utilizado para pavimentar a rua que, dizem os autores do projecto, consegue limpar a superfície e remover a poluição do ar. Este betão baseia-se em fotocatálise, um novo pavimento inovador que contém nanopartículas de dióxido de titânio, permitindo literalmente “comer” o fumo e remover os gases de óxido de nitrogénio do ar das redondezas.
Paralelamente, os passeios estão pavimentados com 30% de conteúdos reciclados, sendo que mais de 60% de todos os resíduos de construção são reciclados.
“A Cermak Road não é a rua mais bonita de Chicago”, explica o Inhabitat, que dá conta de uma rota de camionetas, um corredor industrial e até uma central de carvão desactivada. O resultado deste investimento em sustentabilidade é o pedaço de estrada mais verde dos Estados Unidos. Não está mal, para uma zona industrial.
Agora, a cidade quer levar este programa piloto de rua para o resto da cidade. Leia mais informações no Inhabitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário