Total de visualizações de página

sexta-feira, outubro 12, 2012


O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuido à União Europeia (UE) pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel.
"A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", escreve o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.
O comité recorda que a UE passa actualmente por "graves dificuldades económicas e agitação social considerável", mas prefere focar-se naquilo que considera o "mais importante resultado" da união: "O papel estabilizador da UE ajudou a transformar a maior parte da Europa de um continente de guerra num continente de paz".
No mesmo texto, lido pelo secretário do Comité Nobel Norueguês, o ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland, que lidera também o Conselho da Europa, o organismo recorda que, entre as duas guerras mundiais, atribuiu diversos prémios a pessoas que procuravam a reconciliação
entre a Alemanha e a França, algo que se tornou uma realidade após 1945.
"O terrível sofrimento durante a II Guerra Mundial demonstrou a necessidade de uma nova Europa", escreve o comité, recordando que hoje é "impensável" uma guerra entre a França e a Alemanha, que ao longo de 70 anos combateram em três guerras.
"Isto mostra como, através de esforços bem dirigidos e da construção de uma confiança mútua, inimigos históricos se tornaram parceiros chegados", sublinha o Comité Nobel Norueguês.
O comunicado recorda ainda a adesão à UE da Grécia, Espanha e Portugal nos anos 1980, que se baseou na condição da introdução da democracia, e a abertura aos países da Europa Central e de Leste após a queda do Muro de Berlim, que abriu uma "nova era na história europeia".
"A divisão entre Este e Oeste foi, em grande medida, terminada; a democracia foi fortalecida; muitos conflitos nacionais de origem étnica foram concluídos", lembra ainda o comité.
No comunicado, a instituição sublinha que a admissão da Croácia no próximo ano, a abertura de negociações com o Montenegro e a atribuição do estatuto de candidato à Sérvia fortalecem o processo de reconciliação nos Balcãs e recorda que a possibilidade de adesão da Turquia também contribuiu, na última década, para o avanço da democracia e dos direitos humanos no país.
"O trabalho da UE representa 'fraternidade entre nações' e constitui uma forma do 'congresso da paz' que Alfred Nobel referia como critério para o Prémio Nobel da Paz no seu testamento de 1895", conclui o comité.

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e termina no dia 15 com o da Economia.O Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prémios.Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário