Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 09, 2012



Há 900 locais identificados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Património da Humanidade. Destes, 200 foram designados como sítio de património natural, belezas planetárias. Desta restrita lista, porém, existe outra de 35 locais que se encontram ameaçados devido à poluição, conflitos armados, urbanização descontrolada e turismo desenfreado.
O Huffington Post pegou nesta lista e ainda conseguiu elaborar outras, o dos 5 locais Património da Humanidade mais ameaçados do mundo, e que deverão desaparecer em breve,.
Aqui fica a lista.
Recifes de coral, Belize.
Esta é a maior barreira de corais da América do Norte, mas grande parte das suas 425 espécies de plantas e 500 espécies de peixes está ameaçada, sobretudo pelo turismo excessivo e desenvolvimento humano nas áreas costais.


Parque Nacional de Kahuzi-Biega, Congo.
Sobretudo constituído por floresta tropical, o Parque Nacional de Kahuzi-Biega é a casa de um dos últimos grupos de gorilas do mundo – existem apenas 150 indivíduos. Infelizmente, também está situado numa das zonas mais populosas do Congo, pelo que as suas espécies estão em ameaça constante.


Floresta tropical de Atsinanana, Madagáscar.
Este Património Mundial tem seis parques nacionais no este de Madagáscar que, como se sabe, é um dos países com maior biodiversidade do mundo. Apesar de tudo, esta floresta continua a ser ameaçada, como muitas outras, pela desflorestação.


Parque Nacional de Garamba, Congo.
Novamente o Congo, sendo que desta vez o que está em perigo é o Parque Nacional de Garamba, casa de cerca de 30 rinocerontes brancos. Que estão ameaçados, assim como várias outras espécies, por caçadores furtivos.


Parque Nacional de Everglades, Estados Unidos.
Este parque, situado no Sul dos Estados Unidos, mais propriamente nos pântanos da Florida, está ameaçado pela poluição, desenvolvimento urbano e agrícola. Estando o parque situado nos Estados Unidos, não deixa de ser estranha a situação em que esta reserva está colocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário