Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 06, 2012

Furacão Katrina provocou baby boom de golfinhos

Furacão Katrina provocou baby boom de golfinhos

Apesar de já ter ocorrido há sete anos, ainda hoje se recolhem dados sobre o Katrina, o mais devastador furacão de 2005. Segundo a Scientific American, este furacão terá sido directamente responsável por um baby boom – nascimento de um grande número de bebés – de golfinhos

Nos anos seguintes à passagem do furacão pela Costa do Golfo, explica a publicação, os golfinhos bebé multiplicaram-se. “Houve um aumento massivo no número de crias de golfinhos observadas. Por outras palavras: os golfinhos roazes a viver no Mississippi aumentaram os níveis de reprodução nos dois anos seguintes à tempestade. Ou fizeram mais bebés ou mais bebés sobreviveram. Ou ambos”, explica a publicação.
Os cientistas identificaram duas causas possíveis para o fenómeno: em primeiro lugar, as mães golfinhos terão perdido muitas das suas crias na tempestade e substituíram-nas imediatamente.
Outra das explicações tem como pano de fundo a destruição da frota pesqueira, que impediu a caça involuntária de golfinhos – deixaram de ser pescados pelas redes dos pescadores. Finalmente, mais peixe no mar significa, também, mais alimentos para os roazes.
Leia o artigo do Scientific American (em inglês) e veja alguns dos dados que corroboram estes argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário