Total de visualizações de página

sábado, setembro 29, 2012

Os três poderes ecológicos da urina

Os três poderes ecológicos da urina


Não será dos temas mais agradáveis de falar, mas a verdade é que a urina tem poderes ecológicos muitas vezes ignorados. A revista brasileira Exame publicou três desses “superpoderes”, destacando também a capacidade da urina como energia renovável, possibilitando, por exemplo, o carregamento de gadgets ou computadores.
Descubra alguns dos poderes.
Urina electrizante
Em 2010, investigadores da Universidade de Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, desenvolveram um protótipo de célula combustível que pode produzir energia a partir da urina. Sem gerar nenhum subproduto poluente, o protótipo é capaz de converter energia química contida na ureia em electricidade e água, que também poderia ser reutilizada.
Assim, a urina pode poderia ser aproveitada para produzir electricidade em submarinos e em povoações isoladas, no meio de desertos, por exemplo. Os testes iniciais mostraram resultados positivos, que produziram pequenas quantidades de energia, apontando um potencial promissor.
Irrigar a horta
A urina humana é uma das fontes mas ricas de nitrogénio, fósforo e potássio para plantas, e a sua assimilação é perfeita. Após testar o uso do xixi numa plantação, investigadores finlandeses constataram que ele é um óptimo fertilizante orgânico, sem contar que é abundante e barato.
No estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, foi avaliado o crescimento de duas plantações de repolho, sendo que apenas uma recebeu urina. A plantação adubada de maneira natural tinha repolhos levemente maiores que a outra, fertilizada com métodos tradicionais.
Neutralizador de CO2
Um estudo publicado este mês sugere a urina como um reagente capaz de capturar gases de efeito estufa, como o CO2. O autor do estudo, o professor Manuel Jiménez Aguilar, do Instituto de Investigación y Formación Agraria y Pesquera de Andalucía, diz que a ureia presente no líquido se decompõe à temperatura ambiente produzindo, entre outras substâncias, o amoníaco, o qual pode juntar-se em solução ao CO2 para formar bicarbonato de amónio.
Segundo o pesquisador, a porção feita a partir de urina será capaz de alcançar uma redução de 1% das emissões globais por ano. O próximo passo é criar protótipos para acoplar ao escape de carros e chaminés de fábricas.

6 comentários:

  1. A sabedoria popular não tem limites: desde sempre ouvi o célebre jargão "paragem para ir regar as flores".

    Não vale a pena justificar a ausência com argumentos de mau pagador.

    «Por muito tempo achei que a ausência é falta.
    E lastimava, ignorante, a falta.
    Hoje não a lastimo.
    Não há falta na ausência.
    A ausência é um estar em mim.»
    Drummond de Andrade

    É isso que tenho feito!
    Acompanhando o Now apesar de aparentemente ausente.
    AK

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser curioso que hoje foi exatamente o dia em que mais pensei na tua ausência, sabendo que ela era um "estar em ti".

    Pois a sabedoria popular também dizia isso mesmo no meio do deserto e só Deus sabe, se ao virar costas, uma Amazónia despontava...

    Com a devida vénia caro KO

    ResponderExcluir
  3. Bem visto, inimitável Blue!
    É graças a essa capacidade de fino humor que somos um povo tão peculiarmente resistente nas dificuldades e compassivos na desgraça.
    Parabéns pela descoberta da origem dos oásis a partir dos locais onde as tribos nómadas acampavam.
    KO

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma admiração enorme pelos portugueses. Claro que estão automaticamente excluídas todas as nulidades que se encontram no "PODER" (e não estou a falar do Governo) que hão-de morrer desconhecendo que o único PODER é o do AMOR e toda a caterva de imbecis inatos que, ao longo da vida, vão fazendo Doutoramentos em Imbecilidade Mor ou Burilada.

    Mas os restantes são um doce!

    Ainda hoje, ao tomar o pequeno-almoço num Pingo Doce da capital, de frente para a zona das caixas, testemunhei, exatamente na hora do pagamento e, ao vivo, esta espécie rara em contacto direto com a Crise, que para não pagar em dinheiro e confrontando o facto de os produtos que trouxeram não perfazerem os 20 euros obrigatórios para poderem pagar com cartão, voltam atrás e acrescentam mais três pizzas de última hora, ou duas caixas de chiclets e mais outras duas de Halls até atingirem a tão ambiciosa soma, sem ainda terem percebido que a economia do país passa pelo controle das despesas, pagando CASH!!!

    E, numa outra vertente da crise, no Continente, assisti a uma senhora a fazer as compras do mês num valor de 75 euros e a pedir para dividir o total em três meses sem juros.

    Os oásis em solo português não são uma miragem!

    Bluinha

    ResponderExcluir
  5. Os oásis em solo português não são uma miragem!
    Sem dúvida! E este 5 de Outubro foi mais uma prova disso. Ana Maria Pinto marcou condignamente o Dia da República!
    Continuamos a ser um povo com alma.
    KO

    ResponderExcluir
  6. Sim, hoje foi um oásis em cheio!

    E as reações que não se fizeram esperar resultaram nos mais variados oásis!

    Viva a República! Será???

    Blue a dar para o Green

    ResponderExcluir