Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 12, 2012

Pequeno exame ao olho pode detectar primeiros sinais de Alzheimer

Pequeno exame ao olho pode detectar primeiros sinais de Alzheimer


Cerca de 35 milhões de pessoas sofrem de Alzheimer em todo o mundo, de acordo com a Fisher Center for Alzheimer Research Foundation, sendo esta doença responsável por um quinto das mortes dos maiores de 65 anos.
Os sintomas podem demorar vários anos até serem suficientemente nítidos, mas o diagnóstico precoce, tal como em várias outras doenças, é essencial para uma melhor gestão do processo.
Agora, este diagnóstico pode ser célere. Pesquisadores britânicos descobriram um teste ao olho que pode ajudar a detectar os primeiros sinais de Alzheimer. Como? Tentando, a partir da forma como o cérebro controla o movimento dos olhos, estudar pistas sobre as capacidades cognitivas da mente humana, como a sua atenção e memória.
O estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade de Lancaster em conjunto com o Royal Preston Hospital, envolveu 19 doentes de Alzheimer, 25 pacientes de Parkinson, 17 idosos e 18 jovens saudáveis.
Os investigadores pediram aos participantes para seguirem o movimento da luz num monitor de computador e, ocasionalmente, perguntaram-lhes para afastarem o olhar da luz. A pesquisa concluiu que os doentes de Alzheimer não erraram quando lhes pediram para olhar para a luz, mas não conseguiram afastar o olhar da luz.
Os erros que estes pacientes não conseguiram corrigir foram 10 vezes mais frequentes que nos outros grupos. Os cientistas também mediram a função da memória entre os pacientes de Alzheimer que acharam o teste difícil, sugerindo uma correlação com as capacidades de memória.
Os resultados deste teste podem demonstrar sinais iniciais da doença de Alzheimer na população, o que melhora as perspectivas de a tratar.
“Este é um estudo percursor porque conseguimos provar que a dificuldade em perceber e corrigir os erros é, provavelmente, causada por um problema nas redes de memória do cérebro, que nos permitem armazenam a posição espacial dos objectos no ambiente”, explicou Trevor Crawford, investigador do departamento de Psicologia e Centro de Pesquisa da Idade da Universidade de Lancaster.
Interessa-se por este tema? Entre 17 a 20 de Setembro, o Teatro Comuna de Pesquisa, Lisboa, vai organizar o primeiro Ciclo de Cinema e Conferências sobre a Doença de Alzheimer. O Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer comemora-se no dia 21 de Setembro. Mais informações em www.alzheimerportugal.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário