Adieu
Total de visualizações de página
sábado, junho 30, 2012
sexta-feira, junho 29, 2012
quinta-feira, junho 28, 2012
Qual deles o melhor?
Deve ter sido por causa do Polvo ter passado a charlatão que agora recorrem ao Panda para fazer os prognósticos dos jogos, já que o João Pinto só os faz no final.
quarta-feira, junho 27, 2012
terça-feira, junho 26, 2012
Morreu Lonesome George, a tartaruga solitária das Ilhas Galápagos
Lonesome George, a última tartaruga gigante a habitar as Ilhas Galápagos, morreu este domingo, segundo alertou o Parque Nacional das Galápagos. Solitário Jorge tinha mais de 100 anos e era considerada a criatura mais rara do Planeta Terra.
Bye George
segunda-feira, junho 25, 2012
domingo, junho 24, 2012
Exemplo de uma rede social. Note as ligações em destaque: mesmo com uma distância relativamente longa, o caminho tem poucos passos.
A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico[1], que criou a teoria de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.
A popularidade da crença no fato de que o número máximo de passos entre duas pessoas é 6 (seis) gerou, em 1990, uma peça de nome Six Degrees of Separation, de John Guare.
Um resultado interessante pode ser visto num jogo para a Internet denominado Oráculo de Bacon (The Oracle of Bacon). O jogo, criado por Brett Tjaden, um cientista da computação da Universidade de Virgínia, e mantido, atualmente, por Patrick Reynolds mostra como um ator, no caso Kevin Bacon, se relaciona com os demais artistas, sejam de filmes americanos ou não. Para exemplificar, a atriz Fernanda Montenegro tem um número Bacon de 3, obtido da seguinte forma: ela atuou em Joana Francesa (1973) com Jeanne Moreau; esta atuou com Eli Wallach em The Victors (1963) e, finalmente, este atuou com Kevin Bacon em Mystic River (2003). Já Carmem Miranda tem um número de Bacon de 2 e Mazzaropi, 3. Pode-se, também calcular a distância geodésica entre quaisquer pares de atores. Assim entre Fernanda Montenegro e Carmem Miranda, a distância é de 2 porque Fernanda Montenegro atuou em Mãos Sangrentas (1955) com Heloisa Helena, que por sua vez atuou em Alo Alo Carnaval (1936) com Carmem Miranda.
Os estudos sobre grau de separação incluem-se entre os modernos estudos de análise de redes sociais. Várias pesquisas vem sendo feitas, como por exemplo, na identificação da estrutura das redes de colaboração de cientistas[2], redes de cooperação e de transmissão de doenças[3], e redes de páginas e sítios na web. Uma iniciativa de pesquisa recente no Brasil inclui a análise de redes de co-autoria dos pesquisadores de Ciência da Informação, denominada Rede CI.
No remake do Dallas, as personagens preocupam-se com a sustentabilidade
Mais de duas décadas depois (1978-1991), a série Dallas voltará aos ecrãs norte-americanos e está muito mais verde. A luta e rivalidade entre os barões do petróleo J.R. Ewing e o irmão Bobby passa agora para os seus filhos, mas há novas razões para ver a série.
Christopher Ewing, filho de Booby, criou a Ewing Alternative, que promover as fontes alternativas e sustentáveis de combustíveis e conduz um Tesla Roadster eléctrico. A sua noiva, Rebecca, tem um Chevrolet Volt.
Segundo conta o Huffington Post, o Tesla Roadster eléctrico que poderemos ver, dentro de algumas semanas, nos ecrãs, é propriedade do próprio produtor executivo da série, Michael Robin. Desta forma, não foi preciso trazer um Roadster da fábrica, com todas as implicações ambientais que isso significaria. Para além das escolhas automóveis, os dois actores são ambientalmente responsáveis no seu dia-a-dia.
Recorde-se que Larry Hagman, a estrela da série – J.R.Ewing – é um dos mais conhecidos activistas norte-americanos pelas energias renováveis. O actor também fez campanhas pelo aumento de estações de carregamentos de veículos eléctricos e, inclusive, adoptou um estilo de vida vegan.
Os outros actores, curiosamente, adoptam estilos de vida sustentáveis – ou, pelo menos, no seu discurso: da reciclagem à eficiência energética, alimentação saudável ou renováveis. Leia o artigo do Huffington Post (em inglês). Quem diria que o Dallas voltasse, 21 anos depois, com preocupações ambientais?
sábado, junho 23, 2012
sexta-feira, junho 22, 2012
Moody's corta notação de 15 bancos globais
A agência de notação acaba de baixar o rating de 15 bancos globais de Alemanha, Canadá, EUA, França, Reino Unido e Suíça. A dois níveis de "lixo financeiro" ficaram as dívidas doBank of America e do Citigroup e a 3 níveis da mesma categoria ficaram Morgan Stanley e Royal Bank of Scotland.
BCP, BPI, CGD e Banif são os visados pelo corte da agência de notação financeira.
O antepassado do crocodilo alimentava-se… dos nossos antepassados
Com 8,2 metros de comprimento, o antepassado do crocodilo actual provavelmente tinha os seres humanos na sua dieta diária. Segundo o Journal of Vertebrate Paleontology, este animal estava no topo da cadeia alimentar há dois milhões de anos.
Segundo os cientistas que analisaram a nova espécie, o Crocodylus thorbjarnasoni, este parecia-se com o seu primo do Nilo, mas com uma dimensão completamente diferente. Ou seja, muito maior.
Este gigante crocodilo – ou que resta dele – foi encontrado na África Oriental, junto ao hominídeo Australopithecus. Como dominava o seu ecossistema, os cientistas acreditam que o crocodilo aterrorizava este nosso antepassado, nomeadamente quando ele entrava no seu território à procura de água.
“Os humanos poderiam alimentar-se à volta do lago ou rio, mas teriam de procurar água para beber. Isto iria levá-los para o território do crocodilo”, explicou o autor da teoria, Christopher Brochu, à Discovery News. Um comportamento, note-se, não muito diferente do actual crocodilo.
Os restos de Australopithecus mediam 1,2 metros, pelo que não seria de estranhar que o crocodilo os engolisse inteiros. Mesmo agora, foram precisos quatro homens só para levantar o esqueleto do animal.
quinta-feira, junho 21, 2012
Conhece a planta do Rato Mickey?
Chama-se Ochna Serrulata, é um arbusto originário da África do Sul e floresce na Primavera. Até aqui, nada de especial. Mas o curioso desta planta é o nome pela qual ela é conhecida: planta do Rato Mickey.
A planta pode ser encontrada no Jardim Municipal do Funchal, ilha da Madeira, e segundo explica Raimundo Quintal, da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, tem pétalas amarelas que duram pouco tempo. Após a queda das corolas, porém, mantêm-se os cálices e os recetáculos, que passam do verde para o vermelho.
É nesta altura que se desenvolvem os frutos arredondados, que quando maduros são negros e muito apreciados pelos pássaros. E que parecem as grandes orelhas do Rato Mickey, daí o nome curioso – e informal – desta planta.
quarta-feira, junho 20, 2012
Recebi por mail...
Esta imagem foi surripiada no facebook e como tal não imagino quem seja o autor.
Merece uma “leitura” atenta, demorada e claro, uma reflexão introspectiva!
Tem aspectos muitos importantes, porque realmente por vezes precisamos de desligar para nos ligar! O foco é importante para o equilíbrio: do trabalho, da família, dos amigos, dos prazeres.
No fundo, a grande questão é mesmo:
Como manter o foco numa era de distracções???terça-feira, junho 19, 2012
segunda-feira, junho 18, 2012
domingo, junho 17, 2012
Saiba tudo sobre o Mega Pic-Nic do Continente. Amanhã, no Terreiro do Paço, Lisboa
É já amanhã, 16 de Junho, que o Continente organiza a quarta edição do seu mega pic-nic, um evento que unirá o campo e o mar à cidade onde será “celebrada” a produção nacional.
Durante um dia, o Terreiro do Paço, na zona nobre de Lisboa, será transformado em paisagens de Portugal, permitindo aos lisboetas – e não só – o contacto com o cultivo de produtos alimentares, animais do campo – bovinos, suínos, caprinos –, artes de pesca ou embarcações. Haverá ainda lugar a jogos tradicionais, actividades pedagógicas e música – concerto de Tony Carreira.
O evento tem entrada gratuita e abre as portas às 10h. Ao todo, participarão 40 produtores nacionais, que fazem parte do Clube de Produtores Continente. Actualmente, este clube reúne 244 membros – 2.974 produtores individuais e 8.000 postos de trabalho – do Norte e Sul do País, Açores e Madeira. Desde 1998, o Clube de Produtores já comprou mais de 1 milhão de toneladas de produção nacional – mais de €1000 milhões (R$2,6 mil milhões).
Das 10 às 18h, os momentos de animação e pedagogia sucedem-se. De workshops de mirandês, actividades de campinos, ranchos ou representações de várias culturas regionais, há dezenas de actividades previstas neste sábado [veja abaixo].
Leia também algumas recomendações aos visitantes e, finalmente, o mapa do recinto.
ACTIVIDADES
Actividades regionais: Ranchos; Artes de Pesca e trajes tradicionais do tema Mar – Nazaré; Jogos tradicionais e vários jogos ligados ao tema Mar – Jogo da Pesca; Jogo do Peixinho; Jogo da Rede de Pesca; Jogo das Boias; Jogo do Mergulho; Jogo Boca cor de Peixe.
Campo de Girassóis: Nos girassóis as crianças podem visitar uma Colmeia acompanhadas de adultos.
Zonas de culturas (tomate, alface e couves): local onde as crianças podem fazer a plantação das culturas acompanhadas de adultos.
Zona dos animais: 22 pastores distribuídos pelas várias áreas tomam conta dos animais; Tosquia de Ovelhas ao longo do dia para que os visitantes possam ver como se faz; picadeiros, zona de burros e zona de cavalos onde os visitantes podem “conhecer” de perto os animais
Zonas de mar: Salina (21x21m); Lota Tradicional; Secagem do Peixe; Arte Xávega. Algumas embarcações em exposição e passeios de cacilheiro da Transtejo a fazer percursos no rio de meia hora
Área Infantil: Actividades promovidas pela Quinta Pedagógica dos Olivais, que incluirão com um cercado para um Asinino Tronco africano, um cercado para um cabrito de raça Algarvia e um borrego de raça merino negra, zona de atelier de experimentação com actividades relacionadas com aromas e os cinco sentidos na apreciação do espaço rural, incluindo a presença da camponesa que irá contar breves histórias sobre os fazeres e afazeres da sua quinta e animais
Área da Horticultura Terapêutica: espaço onde os visitantes podem experimentar regar, colher, apoiados pelos professores e alunos da Escola Agrícola da Paiã. Junto a este estará a “Quinta Zé Pinto”, um espaço infantil onde as crianças podem experimentar regar, colher.
CURIOSIDADES E NÚMEROS DO EVENTO
Nº de canteiros: 1530
Nº de culturas: 33 (abóbora, brócolos, arroz, alface frisada, alface roxa, alho francês, lombardo, diversos tipos de ervas aromáticas e batatas, cebolas, cenouras, courgetes, favas, feijão-verde, tomate, girassol, milho, nabo pimento, melancia, vinha, melão e morango).
Nº de plantas: 85.000
Nº de produtores: 40
Nº de animais: 324 de 10 raças diferentes (Bovinos Carne e Leite, Caprinos, Galináceos, Anatídeos, Suínos (alentejano), Ovinos (tosquia), Suínos (bísaro), Leitões e Coelhos.
Nº espécies: 12
Área total ocupada:5.500 m2
Área de culturas:1.500 m2
Área de animais: 2.700 m2
Área de pomares: 1.350 m2
Volume de solo: 380 m3
RECOMENDAÇÕES AOS VISITANTES
O que fazer?
Antes do evento:
- Planear com antecedência os acessos e os transportes a utilizar e adquirir os respectivos títulos.
- Identificar, com o nome e o contacto telefónico do responsável, cada criança ou adulto com necessidades especiais.
- Manter-se hidratado e alimentar-se com frequência. Levar água ou sumos, fruta e sanduíches.
- Usar roupa leve, chapéu, calçado prático e confortável. Não esquecer o protector solar, evitando escaldões.
- Consultar as previsões meteorológicas para estar preparado para calor, exposição solar ou chuva.
- Evitar transportar objectos de valor, trazer apenas o dinheiro indispensável.
- Ter atenção à localização do veículo que o transportou. Não deixar bens à vista dentro da viatura.
Durante o evento:
- Desfrutar de todos os momentos preparados para a família, com diversão e, não esquecer de proteger também o meio envolvente e o Terreiro do Paço que está a receber.
- Ajudar as pessoas que necessitem de apoio.
- Nos acessos e recinto seguir as indicações da organização, sinalética e das forças de segurança.
- Em caso de detecção de alguma situação anómala, comunicar de imediato a um elemento da organização.
- Nos casos de deslocação em grupo, estar atento aos idosos e às crianças que acompanham. Anotar a identificação e o n.º de telemóvel do responsável.
Depois do evento:
- Aguardar com serenidade para permitir uma saída faseada do recinto.
Como ir?
Para quem tenciona deslocar-se em viatura própria, tendo em conta o número de pessoas esperadas, a organização apela a que se evite levar o carro para as zonas circundantes ao Terreiro do Paço, de forma a evitar engarrafamentos e situações de obstrução das vias públicas, essenciais para a circulação regular do tráfego. Assim, sugere-se o estacionamento noutras zonas e parques de estacionamento da cidade, recorrendo posteriormente à rede de transportes públicos – nomeadamente rede de Metro – que deixará os visitantes no local do evento.
Sugestão de Rede de Transportes Públicos para acesso ao Terreiro do Paço:
Metro (Preferencial)
Estações recomendadas para descer no Terreiro do Paço:
- Avenida (linha azul)
- Marquês de Pombal (linhas: azul e amarela)
- Chiado (linha verde e azul)
- Restauradores (linha azul – tem ligação com linha de comboios Rossio/Sintra da CP)
- Parque (linha azul)
- São Sebastião (linhas: azul e vermelha)
- Picoas (linha amarela)
- Alameda (Linha vermelha e verde)
- Cais do Sodré (linha verde)
- Terreiro do Paço (linha verde)
Vimeca (autocarros)
Paragens localizadas na Alameda Edgar Cardoso (via paralela ao Parque Eduardo VII).
Transtejo (cais com ligação ao Metro)
- Cais do Sodré (ligação à linha Verde do Metro)
- Terreiro do Paço (ligação à linha Verde do Metro)
CP (estações recomendadas para descer com acesso a linha Metro)
- Rossio
- Cais do Sodré
- Sete Rios
- Entrecampos
- Santa Apolónia
Segurança no Recinto
A organização apela a todos os presentes para colaborarem sempre com as entidades presentes no recinto com vista a garantir a segurança de todos. O Mega Pic-Nic tem um Plano de Segurança do Evento que prevê diversos aspectos e infraestruturas para o efeito:
- Posto de Comando PSP – Especial Mega Pic-Nic
- Ponto de Encontro (pessoas perdidas)
- Instalações Sanitárias
- Os cuidados de saúde serão assegurados através de equipas móveis e Postos Médicos Avançados presentes no recinto.
- Bombeiros Voluntários.
sábado, junho 16, 2012
sexta-feira, junho 15, 2012
As Harleys já aceleram em Cascais
O 21º encontro de proprietários Harley Davidson (Harley Own Group) 2012 arrancou quinta-feira, dia 14 de Junho. O evento decorre até dia 16 de Junho e promete trazer cerca de 15 mil participantes de todo o mundo à Marina de Cascais.
A chegada dos motoqueiros veio abrir o primeiro evento do género em Portugal, que conta com o apoio das Chapters de Lisboa e Madrid.
A passagem interdita somente ás Harleys, permitiu vislumbrar uma baía de Cascais repleta de motas luxuosas. O preço de uma destas 'meninas' varia entre os 8 mil e 100 mil euros, consoante a carteira de cada um.
A banda portuguesa de covers, "80 e tal", com o patrocínio do Hard Rock Café, cantou no palco principal inserido na praia, os grandes hits que muitos destes viajantes ouviram durante a sua caminhada até à Marina de Cascais. Relíquias como 'Surfin' USA', 'Message in a Bottle', 'All Night Long', Give me hope Joanna', Isn´t She Lovely' foram alguns dos temas que aqueceram este primeiro dia.
A muita cerveja, acompanhada de variadas tendas de merchandising proprocionaram um ambiente animado que promete ser um óptimo prelúdio para os dois dias de festa que se avizinham.
quinta-feira, junho 14, 2012
Fundação Saramago abre portas na Casa dos Bicos Muito foi o trabalho da mulher do Nobel da Literatura, Pilar del Rio, desde que foi descarregado frente à Casa dos Bicos o espólio de José Saramago vindo de Lanzarote.
Mas com a velocidade possivel e muito esforço e dedicação de todos a Fundação Saramago abriu as portas ao público neste dia de festa para Lisboa, dia de Santo António, numa Casa dos Bicos remodelada e extremamente funcional.
As obras feitas no último ano foram da responsabilidade dos arquitectos Manuel C. Vicente e João Santa-Rita.
E na Fundação Saramago, a nova casa do escritor, escontramos o essencial da biblioteca de Saramago, tudo tratado com o carinho que Pilar tinha e mantém pelo seu marido.
Sala de conferências, de concertos e de reflexão é o espaço situado no terceiro piso.
A discussão é necessária e sem ela não se faz luz, lembramos, de frases que ouvimos ao escritor.
Os cartazes de Saramago que lembram as suas obras, forram as paredes e uma estante acolhe as edições, nas mais variadas línguas, dos livros do prémio Nobel, desde o sueco, passando pelo japonês, espanhol, inglês ou hindi.
Uma secretária que pertenceu ao antigo primeiro-ministro Vasco Gonçalves, juntamente com os seus apontamentos, agendas, livros e a pasta que usou enquanto chefe do Governo, completam o mobiliário deste piso.
Mas a história de Saramago está no primeiro piso. As primeiras edições dos seus livros, destacando-se o “Memorial do Convento” e o desenho da passarola feito pelo próprio escritor, a máscara de Beethoven descrita em “Claraboia”, ou ainda pequenos escritos no extinto jornal A Capital.
A secretária, com vista para o Tejo, local de trabalho deste homem simples e brilhante que foi Prémio Nobel da Literatura, ali está, testemunho da sua obra.
E, espanto dos espantos ou talvez não, as obras na Casa dos Bicos levaram à descoberta de um pedaço da histórica Muralha Fernandina. A cerimónia de inauguração que aconteceu pelas 11:30 da manhã de 13 de Junho, contou com a presença de Pilar del Rio, António Costa presidente da edilidade que cedeu a Casa dos Bicos à Fundação, num contrato de dez anos e de José Gomez Aguilera, comissário da exposição "José Saramago. A Semente e os Frutos" As intervenções foram breves mas sentidas, tendo sempre presente a grandeza literária de Saramago, num contraponto com a sua humidade e simplicidade. A jornalista Ana Sousa Dias leu uma mensagem de Eduardo Lourenço, retido pelo mistral na Provença, em França. Findas as intervenções houve lugar à inauguração da exposição "José Saramago- a semente e os frutos" Entre os assistentes, vimos Mário Soares, e Maria de Jesus Soares, Manuel Carvalho da Silva, Vasco Graça Moura, Jerónimo de Sousa. Este último lembrou a firmeza de carácter de José Saramago, sempre firme nos seus ideais, um homem de força e vontade inquebrantaveis. Saramago regressou a Portugal e agora veio para ficar! |
Ségolène Royal está destinada a ser uma derrotada. Mãe dos quatro filhos de Hollande, sofreu, agora, o mais rude golpe vindo de ValérieTrierweiler, a companheira do seu ex-marido, o atual Presidente da República francesa. Uma vez que Valérie e Hollande não são casados, esta já foi apelidada pela Imprensa dos EUA, de "First Girl Friend".
E a "primeira-dama" devia ser discreta, mas Trierweiler tem sangue de jornalista. De jornalista política!!!
Este episódio já serviu para a direita dizer:
- "Os socialistas têm uma virtude: fazem-nos sorrir".
quarta-feira, junho 13, 2012
"The King and I" takes place in a country that we now call Thailand, but in this movie, it is still Siam. Anna Leonowens (Deborah Kerr) is a british subject who has arrived in Bangkok, Siam to teach the royal children of King Mongkut (Yul Brynner). At first, Mrs. Leonowens and the king do not get along because the king has broken his promise to give Mrs. Leonowens a house of her own, but as the two people grow closer to each other, one of the most amazing friendships in film history develops.
terça-feira, junho 12, 2012
Acabei mesmo agora de ouvir uma muito gira, entre dois franceses, sobre o Sto António.
Um perguntou-me:
- Então, não foi ver as marchas...?
E o outro, a partir da pergunta que me foi dirigida, questionou:
O que são as marchas?
Ao que o primeiro francês respondeu:
- É uma espécie de procissão.
E o segundo, muito convencido que finalmente já dominava o tema, responde:
- Ah, já sei, de joelhos!
(Ahahahahahahahahahahahahhha!!!!)
Um perguntou-me:
- Então, não foi ver as marchas...?
E o outro, a partir da pergunta que me foi dirigida, questionou:
O que são as marchas?
Ao que o primeiro francês respondeu:
- É uma espécie de procissão.
E o segundo, muito convencido que finalmente já dominava o tema, responde:
- Ah, já sei, de joelhos!
(Ahahahahahahahahahahahahhha!!!!)
Lisboa desfila na Avenida na noite de Santo António
As Marchas Populares de Lisboa, têm oitenta anos de existência pois nasceram em 1932, com a Marcha de Campo de Ourique a ser a primeira vencedora do certame.
Nasceram e foram amadas logo à nascença pois permaneceram nas celebrações das festas da cidade, juntando o religioso ao profano como é habitual em todas as festas do povo.
Adaptando-se aos tempos, evoluindo de acordo com as circunstâncias e as vicissitudes da História, as Marchas Populares continuam a ser uma tradição incontornável da cidade de Lisboa e um marco na cultura popular da cidade.
Este 80.º aniversário das Marchas Populares comemora também o Ano de Portugal no Brasil / Ano do Brasil em Portugal e integrará no desfile de 12 de Junho o agrupamento brasileiro Rei de Paus, para além dos restantes convidados: Dança do Dragão, de Macau, National Band, que nos chega dos Emirados Árabes Unidos e o Projecto Chuva d’Amor, de Portugal.
Lisboa está em festa e a Avenida da Liberdade será pequena para acolher tantos visitantes.
Zita Ferreira Braga
Lisboa está em festa e a Avenida da Liberdade será pequena para acolher tantos visitantes.
Zita Ferreira Braga
Assinar:
Postagens (Atom)