Total de visualizações de página

terça-feira, dezembro 18, 2012

O mais espantoso acordar

O mais espantoso acordar do mundo (com FOTOS)

“Aquilo” a que se referia Wheeler é uma rara reacção de metano com o ozono, na atmosfera, que cria um ambiente deslumbrante. A nuvem colorida foi vista em Outer Hebrides, uma ilha que pertence à Escócia.
A nuvem, denominada mãe-de-pérola ou Nacreous, é muito rara. “São raras mas, uma vez vistas, inesquecíveis. São sobretudo visíveis duas horas antes do nascer do Sol ou antes do pôr-do-sol, quando ficam inacreditavelmente luminosas e vivas, com cores iridescentes”, explicou o especialista Les Cowley, citado pela imprensa britânica.
Estas nuvens são criadas em regiões muito frias da estratosfera mais baixa, a entre 15 e 25 quilómetros de altitude. Elas formam-se quando o metano na atmosfera reage ao azono e, como ainda reflectem o Sol antes do nascer do Sol ou do seu pôr, ficam com cores intensas.
No passado, este fenómeno apenas poderia ser apreciado nos países e regiões polares. No entanto, o aumento do aquecimento global está a levá-las para outros locais. Finalmente, elas formam-se a temperaturas de -85ºC, mais frias que a média das temperaturas da estratosfera inferior, e são compostas por partículas de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário