Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 10, 2013

Alces estão a desaparecer e ninguém sabe bem porquê

Alces estão a desaparecer e ninguém sabe bem porquê

As autoridades do Minnesota, EUA, suspenderam por período indefinido a caça aos alces, devido ao desaparecimento dramático dos animais. O número de alces no estado caiu 52% desde 2010, por razões ainda desconhecidas.

Embora o Departamento de Recursos Naturais tenha adiantado que a caça não é a principal explicação destas mortes, a temporada de caça de 2013 foi cancelada e não se espera que seja reaberta até que a população de alces recupere deste declínio. Neste momento, todas as causas de morte dos animais estão a ser controladas, de modo a perceber a principal origem do desaparecimento.
Alguns dos motivos possíveis já revelados podem ser doenças transmitidas por carraças e os recentes Verões excessivamente quentes do Minnesota, com os quais os alces não lidam bem.
Num levantamento efectuado em Janeiro, as autoridades calcularam que apenas 2.760 alces ocupavam o estado, o que corresponde a uma redução de 35% em relação ao ano passado e de 52% relativamente a 2010.
As autoridades lançaram no último mês o seu maior esforço de investigação, usando a mais alta tecnologia, que consiste em seguir 92 alces em zonas do nordeste do território, através de localização por satélite e de coleiras que registam informação desenhadas para ajudar a erradicar as causas da crescente mortalidade da espécie. O objectivo do plano é conseguir alcançar os alces no prazo de 24 horas após a sua morte, de modo a analisá-los antes que se dê a degradação dos tecidos.
Segundo o NBC News, o Estado está a investir cerca de €886 mil (R$ 2.381 mil) neste programa, na esperança de conseguir controlar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário