Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Lulas do Pacífico voam até 30 metros de altitude

Lulas do Pacífico voam até 30 metros de altitude

Lulas japonesas a voarem no Oceano Pacífico. Já ouviu falar disto? Agora, há mais detalhes sobre o tema. De acordo com a imprensa nipónica, percebeu-se que a espécie de lula oceânica do Pacífico é capaz de voar até 30 metros de altitude a velocidades velozes, de forma a escapar de predadores.

O fenómeno foi explicado por cientistas – a lula voadora lança um jacto de água em alta pressão, que lhe serve de impulso, e depois abre as barbatanas, que funcionam como asas, de modo a planar acima da água.
O estudo é dos biólogos marinhos da Universidade de Hokkaido, Japão, e revela ainda que a lula é capaz de acelerar no ar a uma velocidade superior a 11 metros por segundo, revela oHuffington Post.
“Sempre houve testemunhas e rumores que se referiam a lulas serem vistas a voar, mas ninguém tinha esclarecido como é que elas de facto o faziam”, disse o biólogo Jun Yamamoto. E acrescentou: “Nós provámos que realmente é verdade”.
Os investigadores acompanharam cerca de 100 lulas no Oceano Pacífico, a cerca de 600 Km a leste de Tóquio, em Julho de 2011. O estudo permitiu-lhes verificar que os animais se lançam no ar e que, neste processo, podem permanecer em voo cerca de três segundos e atingir uma altitude de cerca de 30 metros.
Ao pousar de volta na água, as lulas dobram as barbatanas para trás, de modo a minimizar o impacto da queda. Os biólogos acrescentam ainda que os animais não saltam apenas para fora da água, eles têm uma postura altamente desenvolvida no voo.
Esta estratégia, que funciona como reacção em situação de perigo, pode ironicamente levar muitas lulas a tornarem-se em alimento para aves marinhas e outros predadores aéreos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário