Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 29, 2012

As 10 start-ups portuguesas que dão que falar lá fora

As 10 start-ups portuguesas que dão que falar lá fora
EMPRESAS, PORTUGAL
Numa altura em que o empreendedorismo já entra regularmente nos vocabulários, nos planos curriculares dos cursos superiores e na forma de encarar a vida profissional dos portugueses, o site Venture Village seleccionou as 10 start-ups portuguesas mais promissoras. Veja-as aqui.
UniPlaces
Miguel Santo Amaro, Mariano Kostelek e Ben Grech juntaram-se para formar uma empresa que tivesse como objectivo colmatar a lacuna existente entre o alojamento de qualidade e os alunos que estudam fora de casa. Neste momento, a empresa tem mais de 20 acordos com instituições de ensino superior em Portugal e, desde Abril, no Chile. O projecto ganhou o StartUp Pirates e foi aceite no StartUp Chile. A UniPlaces está actualmente em incubação em Lisboa, mas tem planos para expandir a plataforma para outros países da América Latina.
Wishareit
Pedro Moura, João Gomes e João Romão juntaram-se com o objectivo de resolver o problema de oferecer e receber presentes a familiares e amigos. Criaram então uma plataforma colaborativa que permite encontrar, recomendar, dar e receber presente entre pessoas. Tudo o que se tem a fazer é escolher uma ocasião, elaborar uma lista de presentes desejados e partilhá-la. Acabam assim os problemas em oferecer presentes errados e receber os indesejados.
CrowdProcess
É uma plataforma que pretende ajudar as mentes mais brilhantes a resolver os problemas mais difíceis e, paralelamente, concede aos websites a capacidade de criarem receitas sem prejudicar, a experiência do usuário.
Hole19
Este projecto ajuda os jogadores de golfe a melhor o seu desempenho. O jogador pode planear a sua jogada através de uma aplicação móvel, completada por uma plataforma deanálise online através do qual os jogadores se podem conectar com outros instrutores, golfistas e campos de golfe.
Cell2B
É uma empresa de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento de terapias celulares avançadas. A equipa pretende oferecer um novo conjunto de terapias para pacientes com problemas inflamatórios, tumores, entre outros. As terapias celulares são uma grande promessa para resolver alguns desses problemas. A Cell2B está a desenvolver novas técnicas e protocolos, com o objectivo de aumentar a eficácia e os resultados no que diz respeito à regeneração de órgãos e tecidos.
Unplugg
Esta empresa pretende ajudar cada cidadão a gerir o seu próprio consumo de energia. É umserviço que trata a informação recolhida por contadores e medidores de electricidade inteligentes e a apresenta ao consumidor de forma muito útil. A plataforma permite a análise de padrões de consumo de energia e, ao mesmo tempo, ajuda as pessoas a encontrarem respostas para melhorar a sua eficiência energética.
Biosurfit
Baseia-se numa premissa simples – fazer exames de sangue rapidamente e apresentar os resultados em apenas 15 minutos. A empresa produziu um aparelho médico, Spinit, que permite uma rápida análise de sangue, sem preparação anterior de amostra. Os testes podem até mesmo ocorrer durante uma consulta médica.
Biosurfit identifica actualmente infecções virais e bacterianas no sangue. Planeia ainda lançar, em 2013, um segundo teste descartável para realizar uma contagem completa do sangue – será o exame de sangue obtido de forma mais cómoda. A empresa ambiciona realizar 80% das análises de sangue a nível mundial.
Talkdesk
Alcançaram a vitória na competição Twilio Found 2011, em Silicon Valley, com a proposição: uma empresa de qualquer tamanho é capaz de criar um call center em cinco minutos. A ideia partiu de Cristina Fonseca e Tiago Paiva, motivados a construir o primeiro protótipo para ganhar um MacBook Pro numa competição organizada pela Twilio. Não só ganharam, como foram convidados a voar até aos EUA para apresentarem a ideia a uma audiência de mais de 500 pessoas.
De todas as propostas de investimento que se seguiram, Cristina e Tiago acabaram por aceitar a oferta de participar no programa de aceleração de quatro meses intensivos da Twilio, um dos mais prestigiados nos EUA, com um programa de incubação no Taguspark, em Portugal, paralelamente. O produto é um serviço baseado em nuvem que permite às empresas a criação de um call center, utilizando apenas um computador e ligação à internet.
Qamine
Esta empresa ajuda os utilizadores a mudar e corrigir códigos. Sempre que a pessoa mudar e corrigir um código, a empresa procura lugares onde essa mudança possa também ter de ser aplicada. É, no fundo, uma ferramenta de análise estática, como um serviço que procura por erros que o utilizador pode querer corrigir. O utilizador não tem de executar ou sequer lembrar-se desta ferramenta – quando ocorre algum problema, a Qamine envia um e-mail com a análise efectuada.
Emove
projecto ganhou o primeiro Prémio Inovação EDP Richard Branson em 2009. O produto, BluSphere, um gerador de energia esférico, é projectado para capturar a energia gerada pelas ondas do mar. Este objecto usa uma tecnologia inovadora e patenteada internacionalmente – ESG, Gerador Eléctrico Esférico – que converte a energia cinética em energia eléctrica a partir de qualquer direcção e de forma até 37 vezes mais eficiente do que os geradores comuns deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário