Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 16, 2012

Fundação Saramago festeja 90 anos do escritor em Desassossego

Escrevo para desassossegar, não quero leitores conformados, passivos, resignados”.

Palavras de José Saramago a propósito de “Caim”, um romance que abana quem o lê.
Deste modo a Fundação Saramago decidiu dao o nome de “Dia do Desassossego” ao dia 16 de Novembro, dia do aniversário do escritor.
E para lembrar esse desassossego em que devemos estar permanentemente na procura de soluções, na descoberta do novo, a Fundação Saramago convida a desassossegar as ruas de lisboa levando livros do autor e passeando-nos com eles.
Comemorando em simultâneo os 30 anos da edição do “Memorial do Convento” serão recriadas, na Casa dos Bicos, cenas do romance. num espectáculo que ocupará o Campo das Cebolas e a Rua dos Bacalhoeiros, ao mesmo tempo que se ouvirão árias de Domenico Scarlatti.
Também as janelas e varandas da Casa dos Bicos estarão ocupadas com figuras de alguns personagens do Memorial como Bartolomeu de Gusmão, Blimunda, Baltazar pintadas por José Santa-Bárbara.
Ao fim da tarde terá lugar no Teatro Nacional de São Carlos um concerto de homenagem ao escritor, onde serão interpretados o “Requiem” de Fauré e a “Sinfonia Fantástica” de Hector Berlioz.
Nos dias 16 e 17 as portas da Casa dos Bicos estão abertas a quem a quiser visitar e as obras de José Saramago, editadas pela Caminho, poderão ser adquiridas com um desconto de 50% sobre o preço de venda

Nenhum comentário:

Postar um comentário