Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 26, 2012

RTP assinala consagração do Fado com emissões especiais


Comemorando o primeiro aniversário do Fado como Património da Humanidade a RTP vai assinalar a efeméride com três emissões especiais a 26, 27 e 29 de Novembro.
Deste modo pelas 22: 15 de 26 de Novembro, será exibido o documentário “Fado: um legado português para o mundo” que reflecte a evolução que o Fado sofreu, depois da morte de Amália Rodrigues, quando alguns pensavam iria ser a morte do Fado.

Mas aconteceu precisamente o contrário. Foi uma década em que surgiu o Museu do Fado, uma fadista e não só voltou a cantar nos palcos do mundo, foi realizado um filme mundial e por fim o Fado candidatou-se a Patrimínio da Humanidade e as entidades responsaveis reconheceram-no como tal.
É esta a história que será contada neste documentário, levando o espectador por essa viagem pela Indonésia para saber o resultado da candidatura.
Será uma viagem em que o espectador partilhará emoções, angústias, alegrias e festejos de Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, Andresen Guimarães, Embaixador na Unesco, Rui Vieira Néry, Etnomusicólogo e Carlos do Carmo, Fadista e Embaixador da Candidatura.
Todos eles irão contar estórias por trás da grande história, numa espécie de registo para as gerações vindouras de um momento único de orgulho patriótico.
Na terça feira, 27 de Novembro, pelas 22:00, será transmitida a Gala do Primeiro Aniversário Fado Património Mundial, a partir do Teatro Municipal de São Luiz, que contará com os embaixadores da candidatura Mariza e Carlos do Carmo.
Pelas 23:15 do dia 29 de Novembro, será exibido o documentário “Fado”onde se pretende decifrar como nasce o Fado, se se nasce fadista, e o que se sente quando se canta ?
Diz quem realizou o documentário que pretende explicar o Fado tanto para quem o conhece como para quem não o conhece partindo do ponto de vista do “fazedor” do Fado.
Do compositor ao guitarrista, passando obrigatoriamente por quem o canta mas também por quem o estuda.
E diz a nota de imprensa que: "Se de alguma forma já está garantida a continuidade do fado, o conhecimento de um tempo por vezes pode perder-se. Assim o objetivo é preservar estes testemunhos, para quem os quiser ver e ouvir no futuro. A sabedoria de alguns mestres merece esta nossa atenção".
A sustentar esta teoria ouviremos os depoimentos de Beatriz da Conceição, Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Carminho, Ricardo Ribeiro, Maria do Rosário Pedreira, Joel Pina, José Pracana, José Manuel Neto e Rui Vieira Nery.
A realização e autoria são de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário