Total de visualizações de página

domingo, novembro 11, 2012

Troika de Livros quer pôr os portugueses a dar livros a quem mais precisa

Troika de Livros quer pôr os portugueses a dar livros a quem mais precisa


Há uns anos, Marcelo Rebelo de Sousa doou uma vasta colecção de livros à biblioteca de Celorico de Basto – hoje conhecida, curiosamente, por Biblioteca Marcelo Rebelo de Sousa. Esta doação levou instituições e outros particulares, como o ex-Governador Civil do distrito de Braga, Luís Cirilo, a repetirem este tipo de doações, fundamentais para promover a leitura e conhecimento como potenciadora da mudança de mentalidades.
Hoje, o leitor pode fazer o mesmo e, para isso, nem precisa de entregar os seus livros a uma biblioteca ou outro tipo de instituição que promova a leitura. Uma das formas de o fazer é através do site Troika de Livros, um projecto que permite a colocação online dos livros que temos lá por casa – mas já não queremos – e doá-los, vendê-los ou trocá-los.
O projecto foi desenvolvido pelo leitor do Green Savers Pedro Carvalho, no âmbito de uma unidade curricular do projecto de estágio de 2011/2012, da licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projecto foi orientado por António Castro.
“Numa fase em que a [presença da] Troika [em Portugal] está a criar enormes dificuldades às famílias surge o projecto Troika de Livros, que permite a colocação online dos livros que temos lá por casa, vendendo-os ou dando-os gratuitamente a quem precisa”, explicou ao Green Savers o autor do projecto.
Siga para o site Troika de Livros e para a página do portal no Facebook.
O projecto permitirá também, às famílias de todo o País, trocar livros escolares, podendo assim “poupar um pouco no orçamento do agregado familiar”.
O Troikadelivros.com permite ainda indicar a lista dos livros que procuramos, esperarando depois que alguém os tenha à venda ou até que os ofereça. “O Troikadelivros.com dispõe ainda de outras funcionalidades interessantes, como seguir a escola dos nossos filhos”, conclui Pedro Carvalho.
Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, a leitura continua a ser uma muito relavante alavanca do desenvolvimento sustentável, e sobretudo do conhecimento, literacia e inclusão social e cultural. Este projecto é ainda mais relavante porque une estas duas facetas da mudança de mentalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário