Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 14, 2013

"Do Silêncio a Um Outro Hino"

c_100_0_16777215_0___images_photos_noticias_mostradevideos.JPG

Sete vídeos de sete artistas portugueses, nascidos na década de 1970, compõem a mostra de vídeos “Do Silêncio a Um Outro Hino”, para ver em janeiro e fevereiro na Praia e no Mindelo, em Cabo Verde. Os trabalhos propõem “uma reflexão artística sobre certos mitos, marcas e percursos que um certo passado ligado a África deixou num certo Portugal pós-colonial.”
Daniel Barroca, Jorge Santos, José Carlos Teixeira, Maria Lusitano, Mónica de Miranda, Paulo Mendes e Rui Mourão têm em comum o facto de terem nascido entre o fim da ditadura e, na sua maioria, o início da democracia. “Descendentes de um país com um passado colonial do qual já não participaram”, estes portugueses recorrem à vídeo arte enquanto “representação artística contemporânea do mundo” para exorcizar os “fantasmas” daquele passado coletivo.
“Do Silêncio a Um Outro Hino” é uma iniciativa de artistas que, pelas palavras de Rui Mourão, “vivem num contexto onde as referências de um passado histórico 'ultramarino' estão ainda vivas mas simultaneamente permanecem pouco faladas pelos seus intervenientes”. Assim, “mais do que insistir no discurso recorrente do legado que Portugal deixou em África, este projeto pretende perspetivar o legado que ter estado em África deixou em Portugal”, acrescenta, em comunicado, o artista e comissário da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário