Total de visualizações de página

domingo, janeiro 13, 2013

Os 10 melhores espaços públicos de 2012 no mundo


A arquitectura em espaços públicos pode proporcionar uma nova actividade na vida quotidiana das pessoas, melhorar uma já existente, oferecer uma nova perspectiva ou apenas tornar o espaço público num lugar divertido onde se estar.

Seguem-se alguns projectos públicos construídos em 2012 – acessíveis a todos, muitas vezes alvos de críticas, mas que afectam a comunidade como um todo.
1.Bosque da Esperança, Colômbia
Esta é uma estrutura em toldo de 700 m2 composta por dodecaedros pré-fabricados. O projecto da autoria de Giancarlo Mazzanti é interpretado como um aglomerado de árvores que contrasta com o enfadonho cenário de fundo – uma favela em Altos de Cazuca.







2.Melkwekbridge, Holanda
A criação da empresa NEXT Architects é uma continuação do projecto Melkweg. A ponte liga o distrito de Weidevenne ao centro histórico da cidade de Purmerend, com um comprimento de mais de 100 metros. Tem duas vias separadas – uma pedestre e outra para ciclismo.











3.Rampas Mecânicas, Espanha
Esta estrutura, idealizada por Roberto Ercilla, melhora a acessibilidade da comunidade da cidade de Vitoria, no norte de Espanha. Ela une a cidade de um lado ao outro, através de uma sequência protegida e de aspecto irregular com aberturas para o exterior ao nível do solo.











4.Jardins pela Baía, Singapura
Este jardim imenso é composto por estufas arrefecidas e cúpulas de flores, originando uma pequena floresta nublada. As plantas, os lagos e as libelinhas tornam o lugar mágico. A Grant Associates criou o projecto que inclui espectáculos de luz e som, criando uma narrativa relacionada com a história das plantas.














5.Cinema Flutuante, Tailândia
Rodeado de uma paisagem de rochas imponentes que emergem do oceano, o público deste cinema usufrui de uma convergência atmosférica entre a natureza e as narrativas cinematográficas. Aqui a luz, o som e as histórias surgem suspensos na escuridão entre o mar e o céu.













6.Ponte da Paz, Canadá
A obra de Santiago Calatrava consiste numa ponte pedonal sobre a água, com formas em espiral, que protege os peões e ciclistas através de um telhado de vidro. A estrutura está localizada no centro da cidade de Calgary e estende-se ao longo de 126 metros de comprimento.










7.Parque Urbano Superkilen, Dinamarca
Sperkilen é o nome do parque que abrange a área de Nørrebro, a norte do centro da cidade de Copenhaga. Esta área é considerada uma das diversas em termos étnicos e sociais, uma vez que acolhe cidadãos de mais de 60 nacionalidades.











8.Chop Stick, EUA
Este projecto foi encomendado pelo Museu de Arte de Indianápolis, que queria integrar um snack-bar algures nos seus 100 hectares. A empresa sueca Visiondivision criou este projecto, baseado na noção de que é preciso sacrificar alguma coisa a fim de fazer algo novo.













9.Trampolim de 170 pés, Rússia
trampolim de 52 metros de comprimento foi criado para o festival russo Archstoyanie pela empresa Salto Architects. Tomando a forma de uma instalação de estrada, como um caminho, o projecto desafia o conceito de infra-estrutura que normalmente se foca em aspectos técnicos e funcionais, tendendo a tornar-se imperceptível nas redondezas.













10.Ponte Festina Lente, Bósnia-Herzegovina
Desenvolvida por Adnan Alagic, Bojan Kanlic e Amila Hrustic, a ideia por detrás do viaduto em Sarajevo é a de união secular e espiritual e de equilíbrio entre os lados esquerdo e direito. Atravessar a ponte é uma experiência única, devido ao desenho da estrutura e aos seus pontos de visualização. Ela convida as pessoas a entrarem numa outra dimensão, despertando a sua espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário