Total de visualizações de página

quarta-feira, março 13, 2013

Guia norte-americano escolhe 8 motivos para visitar Portugal em 2013

lisbon-terreiroalentejo-portugal
A recessão e o aumento do desemprego é o que mais ocupa as manchetes em Portugal, mas para os turistas há vários motivos de levantar o ânimo. Esta é a altura ideal para visitar Portugal. Seguem-se algumas dessas razões, desde os encantos urbanos de Lisboa aos retiros rurais no norte e sul do país. Veja os oito motivos que a Fodor’s, considerada a maioreditora de viagens do mundo, viu de interessantes para uma visita a Portugal.
Lisboa
Vamos começar por Lisboa, a capital. O ano passado, a praça principal da cidade, o Terreiro do Paço, foi restaurada. A grande praça ribeirinha tem agora um novo centro cultural acompanhado de restaurantes, bares e lojas. Os destaques incluem o Museu da Cerveja, onde se pode conhecer o ciclo de criação da bebida com degustação incluída, e o Lisboa Story Centre, uma exposição interactiva de alta tecnologia que, em 60 minutos, retrata a história da cidade ao longo dos séculos, incluindo o terramoto de 1755.
A vertente multicultural de Lisboa recebe homenagem com o Mercado de Fusão na praça do Martim Moniz, no coração da Mouraria, local que esteve durante muito tempo negligenciado. Isso mudou no Verão de 2012, com a abertura de um mercado intercultural. A praça possui agora um quiosque que serve ementas de todo o mundo, bem como espectáculos de música ao vivo e apresentações culturais.
Uma série de novos hotéis também estão a abrir na cidade. O destaque vai para o Lisboa Carmo Hotel, um refúgio com 45 quartos no Largo do Carmo, na zona chique do Chiado. Este alojamento tem uma mistura de clássico e moderno e um distinto sentido de localização – o hóspede nunca se esquece que está em Lisboa.
Heritage Av. Liberdade Hotel também é uma opção que nunca envelhece – é um hotel íntimo escondido por detrás da fachada azul de um edifício do século XVIII restaurado, na elegante Avenida da Liberdade.
Alentejo
Outros pontos do país oferecem razões para nos aventurarmos para lá da capital. Na região agrícola do Alentejo, em Arraiolos, a pouco mais de 100 Km de Lisboa, pode encontrar o Villa Extramuros, um recente alojamento de campo com cinco quartos minimalistas, um pátio interior solarengo e uma piscina entre as oliveiras. Passe alguns dias no sossego e explore a vizinha cidade de Évora, património mundial, as degustações nas regiões vinícolas próximas, veleje no Lago do Alqueva e visite a vila medieval de Arraiolos.
Rota Vicentina
No sudeste do país existe um percurso pedestre, a Rota Vicentina, agora na fase final de conclusão. A rota segue a costa selvagem e preservada entre a cidade de Santiago do Cacém, no norte, e o Cabo de São Vicente, no sul.
O trilho totaliza mais de 320 Km, seguindo uma rota usada por pastores e pescadores em viagem na costa sudoeste do Alentejo e no Algarve ocidental. Os visitantes podem agora seguir os seus passos, escolhendo um caminho ao longo do percurso, através de terrenos de sobreiros, quintas e campos de urzes ou através da costa rochosa de falésias calcárias.
Toda a Rota Vicentina é acompanhada por mais de 30 hotéis e pousadas, restaurantes com especialidades locais e uma série de actividades a atracções. Todos estão ligados à Casas Brancas, uma associação de turismo sustentável sem fins lucrativos e com fortes ligações às comunidades locais.
Algarve
O Algarve oriental oferece mais uma razão para visitar o sul do país: a Fazenda Nova, uma magnífica pousada localizada perto da histórica cidade costeira de Tavira. O interior é decorado com objectos coleccionados pelos proprietários durante as suas viagens, enquanto as 10 suítes têm camas libanesas de madeira, casas de banho de cimento polido com reaproveitamento da água das chuvas nos chuveiros e terraços privados.
Os arredores paisagísticos têm pomares, jardins de ervas, uma série de trilhos e uma piscina. A partir daqui pode visitar cidades e vilas próximas e as feiras locais da Fuseta, Quelfes, Faro e Tavira.
Serras de Aire e Candeeiros
Do sul sigamos para o norte: visite o novo Cooking & Nature Emotional Hotel, uma pousada na zona rural de Alvados, no parque natural das Serras de Aire e Candeeiros. Boa comida, diversão e natureza são as inspirações por detrás do conceito deste hotel, entre olivais, florestas e quintas. Cada um dos 12 quartos desperta uma fantasia diferente – desde um safari africano ao luxo de Maria Antonieta com candelabros clássicos e rosas.
Aqui tem a opção de confeccionar o seu próprio jantar – enquanto a equipa trata dos preparativos, o hóspede pode cozinhar, usando os ingredientes dos quintais do hotel ou da aldeia. Pode ainda participar em passeios guiados pelas grutas mais próximas, passeios de bicicleta ou a cavalo.
Minho
Finalmente, explore o norte de Portugal, instalando-se no Carmo’s Boutique Hotel, nos arredores da cidade histórica de Ponte de Lima, na região do Minho.
Dentro da moderna estrutura está um refúgio informal e acolhedor com uma decoração caseira ecléctica, 15 quartos com camas de dossel, um restaurante e um spa. Mas o mais apelativo são as atracções que rodeiam o hotel – desde passeios cénicos a percursos de bicicleta ao longo do passeio ribeirinho. Num raio de 90 minutos, tem acesso ao centro cultural de Guimarães, à antiga Braga e ao grande Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário