Total de visualizações de página

sábado, março 23, 2013

Hora do Planeta: tudo sobre o evento que nos vai pôr às escuras

Hora do Planeta: tudo sobre o evento que nos vai pôr às escuras

É um dos momentos mais esperados do ano para milhões de pessoas que insistem fazem melhor, todos os dias, pela sua sustentabilidade. Sábado, entre as 20h30 e as 21h30, cidadãos, instituições, empresas e comunidades irão desligar as luzes para chamar a atenção de quem ainda pensa que a sustentabilidade é um palavrão – e influenciar Governos a agirem em prol do desenvolvimento sustentável.

É a maior acção ambiental voluntária do mundo e é fácil perceber porquê. Para participar, basta a qualquer cidadão desligar as luzes e equipamentos que consomem electricidade durante uma hora. Fácil, não é?
Em Portugal, a Hora do Planeta vai chegar a 60 cidades e vilas, desligando as luzes de casas particulares, monumentos, câmaras municipais e locais de interesse público.
Uma das principais tendências deste evento, que se realizou pela primeira vez em 2007, na Austrália, é a cada vez maior adesão das empresas. Um dos exemplos, em Portugal, é aPortugal Telecom, que juntamente com TMN e portal SAPO se uniram na campanha SMS Pelo Planeta, que desafia todos os clientes da operadora móvel a contribuir para projectos da WWF Portugal e desligarem as luzes dos locais onde se encontram durante esta hora. Para fazer um donativo, os clientes da TMN têm de enviar um sms para o número 61966. A mensagem tem um custo de €0,60++IVA.
Paralelamente, 12 edifícios da PT em várias zonas do País terão as luzes apagadas, entre as 20h30 e 21h30 de sábado, e também o portal SAPO participará na iniciativa com um fundo negro durante uma hora.
“A Hora do Planeta é uma oportunidade para as pessoas e comunidades em todo o mundo se unirem em torno de um objetivo comum – um futuro sustentável para nosso planeta”, explica Ângela Morgado, coordenadora da WWF Portugal. “Esta colaboração com a TMN possibilita que este apelo chegue a um maior número de pessoas”.
Fundação Serralves, Oceanário de Lisboa, El Corte Inglés, Mapfre, Delphi, Coca-Cola, Hotéis Quinta da Marinha, Onyrya, Embaixada dos Emirados Árabes Unidos são outras das empresas e instituições que já se associaram, em Portugal, ao evento.
Caminhada pelo Planeta
Uma das acções planeadas para celebrar este evento, em Lisboa, é a Caminhada de 1000 passos pelo Planeta. A caminhada arranca às 20h30, em Santos, no Cais da Viscondessa, e fará um passeio ao longo do rio Tejo.
Os participantes poderão ver, in loco, vários monumentos que estarão com a luz desligada, como a ponte 25 de Abril ou o Cristo-Rei, gozando de uma noite lisboeta invulgarmente natural.
Esperam-se cerca de 200 pessoas na caminhada, que irá levar o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, a apagar o interruptor simbólico que marca o início da Hora, ao mesmo tempo que se desligam alguns monumentos da Grande Lisboa.
As inscrições para a caminhadas poderão ser feitas em www.wwf.pt, sendo que no local haverá ainda um número limitado de inscrições para quem não o tenha feito com antecedência.
Hora do Planeta no mundo
Em 2013, mais de 150 países e territórios vão participar no evento, um recorde em relação às edições anteriores. Palestina, Tunísia, Galápagos, Suriname, Guiana Francesa, Santa Helena e Ruanda estão entre aqueles que entraram na Hora do Planeta pela primeira vez.
Veja alguns dos monumentos mundiais que vão aderir ao evento – muitos deles são repetentes.
Conjunto Arqueológico de Mérida
Berlim, imóveis residenciais Modernismo
Praça Vermelha e Kremlin, Mosovo
Local de nascimento de Jesus: Igreja da Natividade e Rota de Peregrinação, Belém
Catedral de Burgos
Catedral Alcázar em Sevilha
Caverna de Altamira e Cave Paleolítico Arte do Norte de Espanha
Grutas de Aggtelek Karst e Karst Eslovaca
Cidade do Luxemburgo: bairros antigos e Fortificações
Cidade de Lübeck
Minas de Rammelsberg, Cidade Histórica de Goslar
Mosteiro e Sítio do Escurial, Madrid
Notre-Dame de Tournai
Cidade Velha de Ávila com suas Igrejas Extra-Muros
Primitivas florestas de faias dos Cárpatos e as florestas de faias antigas da Alemanha
Parque Nacional de Teide
Torre de Hércules
Vale do Reno
Cidade Murada de Baku e Palácio do Shirvanshah e Maiden Tower
Castelo de Wartburg
Obras de Antoni Gaudí
Torres Petronas, Kuala Lumpur
Marina Bay Sand, Singapura
Torre de Tóquio
Taipei 101
Ninho do Pássaro, Pequim
Gateway of India
Burj Khalifa
Antiga cidadela de Erbil, Curdistão
Table Mountain
Ponte do Bósforo
Estátua de Davi
Torre Eiffel
Portão de Brandenburgo
Estátua da Pequena Sereia, Copenhaga
Casas do Parlamento, Reino Unido
Palácio de Buckingham
Empire State Building
Niagara Falls
Aeroporto de Los Angeles
Sede da ONU
A Hora do Planeta é já a maior acção voluntária ambiental do mundo. E o leitor, vai participar? Diga-nos de que forma planeia passar este hora. Deixe-nos o seu relato nos comentários desta notícia, no nosso Facebook e Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário